Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

segunda-feira, novembro 17, 2008

Computadores quânticos

O computador quântico, ou CQ, que poderá mudar radicalmente a tecnologia atual, está cada vez mais próximo da nossa realidade.

Enquanto a computação binária clássica opera com chaveamentos excludentes, tipo de sim ou não, ou um ou zero, a quântica usa agentes que podem estar nos dois estados ao mesmo tempo, uma das mais intrigantes propriedades da física quântica. “É como se você estivesse tentando sair de um labirinto e surgisse uma bifurcação à frente. No computador binário você só poderia entrar em uma porta de cada vez”, diz Tulio Duarte Christofoletti, cientista de computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. “Chegando a um fim sem saída, teria de voltar ao começo e repetir a operação, escolhendo as outras opções, uma de cada vez.”

Com o computador quântico, o agente poderia entrar nos dois ramos sucessivos das bifurcações ao mesmo tempo, como se o original se dividisse em dois, e depois fizesse isso de novo nas bifurcações sucessivas. Obviamente em apenas uma tentativa, um dos “fantasmas” do agente original acabaria chegando à saída. E todos os caminhos teriam sido percorridos.

A empresa canadense D-Wave já demonstrou o primeiro computador quântico do mundo.

O Orion, construído pela D-Wave, é um computador de 16 qubits ("bits" quânticos). É a primeira máquina desse tipo capaz de realizar tarefas práticas. O fato de ele estar em pleno funcionamento é surpreendente. Alguns especialistas vinham prevendo que demoraria 20 anos para que os computadores quânticos pudessem ser usados na prática.

Durante a demonstração, o Orion resolveu problemas de lógica, encontrou soluções para o jogo Sudoku e pesquisou alternativas para drogas usadas na indústria farmacêutica. Tudo isso poderia ser feito, tranqüilamente, por um computador digital comum. Mas a demonstração tem enorme importância, já que comprova a viabilidade prática da computação quântica.


E voltando para o lado da segurança...

Antes mesmo de nós, meros mortais, colocarmos as mãos nos cq's, já conseguiram quebrar o sistema de criptografia oficial para eles.

Pesquisadores holandeses quebraram o sistema de criptografia McEliece, considerado até agora como o sistema de segurança do futuro, que deveria proteger os dados dos cq's que deverão fazer os computadores atuais se parecerem com ábacos manuais. (Que afirmação mais profunda, rsrsrsrs)

O ataque utilizou uma rede de computadores interconectados ao redor do mundo. A professora Tanja Lange, da Universidade de Tecnologia Eindhoven, em conjunto com Christiane Peters e Daniel Bernstein, descobriu como acelerar os ataques ao sistema de criptografia McEliece.

Eles escreveram um programa que é capaz de decifrar uma mensagem criptografada pelo sistema McEliece em uma semana, utilizando um cluster de 200 computadores de alta velocidade.

Apesar disso, a quebra não invalida o sistema de criptografia, que pode ser escalado para utilizar chaves maiores de forma a evitar este tipo de ataque.


É, pessoal... é esperar pra ver esses cq's tomando conta do mundo....


Fontes: Info, IT