Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

sexta-feira, agosto 31, 2007

GPhone talvez não seja um celular...

Vários rumores vem aparecendo sobre o GPhone.

O rumor mais discutido é que venha ser um celular assim como Iphone, ou uma suite de aplicativos para mobile devices(Com GTalk, Gmail,Google Maps...).

Grandes portais e blogs vem relatando o possível lançamento do "GPhone" para a próxima semana.

Mas o que mais me despertou interesse foi o rumor que o GPhone fosse um S.O para mobile devices e esse seria baseado em Linux(QUE MAGAVILHA!!!!), assim concorrendo diretamente com o Windows Mobile e o Symbiam.

Espero eu que seja realmente isso!!! :)

Resta a nós meros mortais aguardar ansiosamente a revelação do grande segredo.

Firefox ou Firecat???

Mais igual impossivel... Ehehehe!!!!

Quem tem medo do FreeBSD?

Se você tem, o TECNOCULT tem uma alternativa para pelo menos começar a perder...Eu mesmo mexi pouco com ele, mas é um ótimo sistema operacional. A experiência que tive era de um ferramenta de traffice shaper (realmente não lembro o nome exato), que se você dizia que um IP iria fazer somente 256k, ele fazia 256k REALMENTE!

Bem, mas voltando a vaca fria...o FreeBSD esta ganhando uma ferramenta de instalação gráfica mais amigável, chamada Finstall.

A intenção é mantê-lo como instalador alternativo ao tradicional "sysinstall" do FreeBSD e sistemas derivados. O sysinstall também será mantido para as arquiteturas não suportadas pelo Finstall (como por exemplo todas, exceto a i386 e amd64).

Um primeiro alpha foi liberado. Para os amantes do FreeBSD que queiram se aventurar a personalizá-lo, é uma boa. Futuramente poderá ser incluso nos derivados e claro, no próprio FreeBSD.

Vale a pena dar uma olhada na página do projeto: http://wiki.freebsd.org/finstall

Pesquisa americana revela que mulheres blogam mais que homens no EUA

A pesquisa revelou que 80% dos americanos sabem o que é um blog, 50% visita regularmente um blog e 8% publicam o próprio blog.

A pesquisa revela também que as mulheres blogam mais que os homens, 20 % das americanas visitam regularmente um blog ou mantém um, contra 14% dos homens.

Mais dados da pesquisa(Em inglês): http://tech.blorge.com

Via: Slashdot.

Empresa dos EUA cria 'disco voador' pessoal

Você leitor do TECNOCULT, não sabe o meu sofrimento diário, ao ter que passar boa parte do meu dia, trancado em uma sala, ouvindo o Marone cantar um único pedaço de música pela eternidade: "Não gosto do pessoal da NASA! Cadê meu disco voadooooooooor..." E assim vai, o dia todo....

Pois bem Marone, seus problemas acabaram!

Uma empresa americana anunciou que deve começar a vender nos próximos meses um veículo futurista que flutua no ar e se assemelha a um disco voador.

Com a utilização de oito motores especiais com turbinas, o veículo levanta vôo verticalmente e pode alcançar altura máxima de três metros do chão e velocidade de até 161 km/h.
O ruim é o preço: US$ 90 mil (R$ 178 mil).

A expectativa é de que o Skycar possa voar a cerca de 644 km/h e atingir a altitude de 1,8 km.

O Marone vai poder vir trabalhar de disco voadoooooooooor....

Via: Terra

Microsoft levantando a saia, ops, quero dizer, mostrando as garras.

Pára tudo! Pára tudo! Ei, Marone, ei Dandan, não precisam mais se preocupar... A Microsoft tem hackers trabalhando em seus escritórios. Enviem seus currículos e garantam já a vaga, heheheh
Bem, deixando de lado a zoação, pela primeira vez a Microsoft divulga publicamente o fato de ter hackers trabalhando em seus escritórios, conforme noticia o blog "hackers@microsoft".
Segundo noticiou o site BetaNews, a novidade será utilizada para apresentar os chamados hackers "white hat", ou seja, aqueles que usam seus conhecimentos para o bem, tornando softwares e sistemas mais seguros. O site Ars Technica, que noticiou o novo blog no fim de semana, informou que os visitantes não devem esperar receber suporte dos hackers que escrevem por ali. A idéia é, além de apresentar os hackers, seguindo o tradicional uso de pseudônimos, mostrar o que eles fazem pelos produtos da companhia. Em um post inicial, o participante techjunkie definiu o hacker de verdade como uma pessoa curiosa e que deseja aprender como sistemas funcionam. "Isto pode e é claro que é feito na Microsoft, de uma maneira ética e legal", concluiu. Buscando informações a respeito do primeiro hacker a publicar um texto no "hackers@microsoft", o Ars Technica descobriu que techjunkie é o canadense Ahmad Mahdi, um tecnólogo de segurança que começou a trabalhar em tempo integral na Microsoft em agosto de 2005, após dois anos de prestação de serviços. Mais informações e alguns dos outros hackers empregados pela Microsoft devem aparecer nas próximas semanas no endereço blogs.msdn.com/hackers.

P.S. Até que o Marone edite minha postagem, vocês poderão conferi-la bonitinha como está, multicolorida. Estou tentando desamarrar os laços da opressão, mas está difícil. Saudações Tecnocultianas a todos.

quinta-feira, agosto 30, 2007

Depois de entrar na telefonia Apple pode entrar tambem no mercado automotivo

Um iCar feito pela Volkswagen poderá ser o próximo produto da linha iLife da Apple que tem como objetivo dominar o mundo.

"Brincadeiras a parte, rumores dizem que Steve Jobs (CEO da Apple) e Martin Winterkorn (gerente da Volkswagen) estão se encontrando a vários dias na Califórnia, experts da indústria acham que a Apple e a VW podem estar trabalhando em um "iCar", ou em alguns conceitos que poderão incorporar vários produtos e periféricos aos carros do fabricante."

A Apple continua trabalhando com vários fabricantes de carros, incluindo a VW, para prover conexão com iPod para novos veículos.

Via: BrILViO
Fonte: DailyTech

Microsoft acaba com AutoPatcher

Passado 4 anos desde a primeira versão do AutoPatcher, essa semana a Microsoft resolveu "perceber" que ele existia e sumariamente deu um fim no projeto.

Pra quem não sabe, o Autopatcher juntava todos(mensalmente) os updates/patches do Windows XP um único pacote, sem toda aquela chatice do Windows Update.

Também era disponível baixar todos os updates e grava-los em cd, afim de instalar em máquinas que não possuíam acesso a internet.

Segue abaixo o relato feito no site do projeto:

"Today we received an e-mail from Microsoft, requesting the immediate take-down of the download page, which of course means that AutoPatcher is probably history. As much as we disagree, we can do very little, and although the download page is merely a collection of mirrors, we took the download page down.

We would like to thank you for your support. For the past 4 years, it has been a blast. Unfortunately, it seems like it's the end of AutoPatcher as we know it.
"

Bom... Eu uso o Slackware mesmo, não vai me fazer falta alguma... :P

Mais em: http://www.autopatcher.com/

Disco óptico 3D poderá chegar a 1 Terabyte de dados

Pen-drives, MP3 players, CDs, DVDs não são suficientes para que você armazene seus arquivos multimídia? Seus problema...opa...ainda não acabaram, mas um dia vão acabar!

A empresa emergente Mempile, localizada em Israel, anunciou estar no caminho para quebrar a barreira de 1 Terabyte de dados armazenados em discos ópticos. Ao contrários dos DVDs e CDs, a tecnologia TeraDisc, ainda em fase de desenvolvimento, utiliza um disco transparente, sem aquela tradicional camada reflexiva (droga! como eu vou ver se o CD gravou mesmo?).

A tecnologia utiliza camadas 100 virtuais, formando uma espécie de 3D onde os dados seriam armazenados. A empresa ainda trabalha em melhoria com relação a espessura do disco, pretendo chegar a do DVD até 2010.

Via: Inovação Tecnológica

Microsoft explica problema com servidores de ativação

A Microsoft (eu ando pegando no pé deles né?) resolveu se explicar sobre os últimos problemas com os servidores de ativação do Windows, que provocaram grandes transtornos a usuários que tiveram cópias originais de seus produtos classificadas como piratas (rsrsrsrsrs).

Segundo as explicações oficiais, houve uma "falha humana" (traduzindo: cacá!). A falha foi causada quando o 'código de pré-produção' foi enviado para os servidores WGA.

Idealizem a cena: um estagiário de nível universitário americano, faz o FTP de seu código de testes para o local errado. Bem mais simples de entender né?
:-)


Via: Arstechina

Windows Vista: ou escuta suas músicas ou usa rede, os dois ao mesmo tem não da!

É cada uma que me aparece...depois dessa até a manhã ficou mais divertida...

A Microsoft reconheceu uma falha no Windows Vista, que tem como consequência a queda de desempenho de até 66% na velocidade do tráfego de rede. Detalhe: isso acontece durante a execução de conteúdos multimídia. Ou seja, vou você escuta suas MP3, ou transfere aquele arquivo muito importante para o computador do seu chefe...

A Microsoft também informou que já esta trabalhando em uma correção para a falha (lá vem tapa buraco...).

Via: Tech.co.uk

Nokia "iClone"? Qualquer semelhança, não é mera concidência...

Será hein? Dêem uma olhada no Symbian S60 e digam o que acham...

De volta para o futuro - 2

Sei lá...o tempo em Porto Alegre esta fechado, estou me sentindo em Londres tem umas 2 semanas, estou numa sala desde as 8h da manhã, tudo muito tranquilo, somente com a companhia do Marone...Não tem nada de interessante na Internet (pelo eu não achei) nem no orkut.

Deve ser por isso que me bateu uma sessão nostalgia e resolvi recuperar sites interessantes no dia de hoje...

Nossa viagem ao passado agora é através da evolução dos sistemas operacionais e linguagens de programação.

Trata-se do site de Éric Levenez que guarda uma interessante "árvore genealógica", explicando visualmente de onde saiu cada sistema e linguagem, e onde tudo começou.

De volta para o futuro

Você já parou para pensar como era o seu site uns anos atrás?
Existe uma ferramenta bem interessante que faz esse trabalho, é o WebArchive.

Basta você passar o site e (dentro da medida do possível) ele vai te passar a série de alterações que aquela página sofreu ao longo dos tempos. É bem interessante dar uma olhada como era aquele portal que você sempre acessa antes mesmo de você entrar na internet pela primeira vez na vida...

Dêem uma olhada como era o da Microsoft, por exemplo, em 1996.

É...o tempo passa, o tempo voa...e a poupança do banco que nem existe mais continua numa boa...

quarta-feira, agosto 29, 2007

10 maneiras de cibervadiar no seu trabalho

Tomara que nosso chefe não comece a ler nosso blog a partir de hoje! Não, eu não estou recusando audiência, mas é que se ele ler eu e Marone estaremos demitidos, e não teremos nem dinheiro para pagar a ADSL de casa e atualizar o TECNOCULT! Portanto, aproveite bem: estes podem ser os últimos momentos do blog mais querido do Brasil.

Ai vão dez maneiras de matar tempo no trabalho, usando a Internet:

1. Redes sociais

O Facebook (http://www.facebook.com) é popular junto a estudantes e profissionais. O MySpace (http://www.myspace.com) usa mais recursos gráficos e vídeos. Empresas, bandas e celebridades muitas vezes usam o site para se promover. Já o Orkut (http://www.orkut.com) é muito acessado por quem quer criar comunidades ou acompanhar a amigos e conhecidos.

2. Reclamar do trabalho

Um site que permite reclamações sobre os colegas de trabalho é o Annoying Coworker (http://www.annoyingcoworker.net). Caso a causa do seu desânimo sejam os clientes, experimente o Customers Suck (http://customerssuck.livejournal.com).

3. Dou-lhe uma...

Compre ou faça lances para adquirir coisas que não é fácil encontrar em lojas. Procure por roupas antigas, discos raros ou até mesmo por aquela espada dos filmes Senhor dos Anéis no eBay (http://www.ebay.com).

4. Seja jurado em concursos de beleza

Você pode dar notas a pessoas (http://www.hotornot.com), animais (http://www.ratemypuppy.com) ou quartos -até mesmo dormitórios universitários (http://ratemyspace.hgtv.com). Permita que cãezinhos (http://puppywar.com) e gatinhos (http://kittenwar.com) disputem qual deles é mais fofo.

5. Acompanhe as fofocas sobre celebridades

Isso pode ser superficial, mas decerto é divertido. Leia sobre as façanhas recentes das celebridades internacionais em The Superficial (http://www.thesuperficial.com) ou em Oh No They Didn''t (http://ohnotheydidnt.livejournal.com).

6. Escreva um blog pessoal

Publique histórias, reclamações e fotos em seu diário online. Os serviços mais populares incluem o Blogger (http://www.blogger.com) e o Livejournal (http://www.livejournal.com). Também é possível mandar links para blogs de amigos e fazer comentários.

7. Descubra as histórias de pessoas anônimas

Leia sobre a vida de um garçom (http://www.waiterrant.net) e talvez você comece a dar gorjetas melhores. Também é possível ler sobre a vida de um barista (http://baristabrat.blogspot.com), um taxista em Nova York (http://newyorkhack.blogspot.com) ou um supervisor de estação de metrô em Londres (http://lifeonthetube.blogspot.com).

8. Trabalho sim, diversão não

Desligue o som do computador, se houver pessoas por perto, e jogue online no Yahoo! (http://games.yahoo.com) ou MSN (http://games.msn.com). No Brasil há vários serviços para isso, um deles é o Atrativa (http://www.atrativa.com.br)

9. Administre sua equipe esportiva

Os fãs do esporte podem dirigir seus times virtuais em uma liga de esportes online (http://fantasysports.yahoo.com).

10. Quem, eu?! Vadiando? Nunca!

Mantenha em segredo suas atividades como cyberslacker. Se você usa o Windows, aperte a tecla Windows e a letra M para minimizar programas. Ou salte da página em que está jogando para a Don''s Boss Page (http://www.donsbosspage.com), que exibe uma falsa planilha para enganar seu chefe.

Agora deixa eu ver, desses métodos eu uso o 10, 6 (o próprio TECNOCULT) e o 1...até que não tão "slack" assim...

Bem, foi bom escrever para vocês : - (

[Update] Problemas de mão de obra em TI: não é exclusividade do Brasil não...

Por isso que eu gosto da Internet, é dinâmica! Eu levanto um assunto aqui, ai depois acho um link sobre a mesma coisa lá, e assim vai indo...

Após ter postado sobre o assunto aqui no TECNOCULT, encontrei navegando por ai, um artigo muito interessando de ser lido por profissionais da área, já que é a visão de um Diretor de uma empresa de desenvolvimento de software aqui se Porto Alegre, ou seja, ou dos mercados mais promissores que temos hoje em dia (mais promissor do que o meu por exemplo..) e que retrata bem a "temperatura" da área de TI num geral.

O artigo você pode ler no link logo abaixo, depois continue aqui no TECNOCULT, e leia sobre o que eu coloquei como comentário para o artigo dele. Acho bem interessante esta interação entre profissional e o "mercado em si", digamos assim. Boa leitura

Artigo

João,
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo, muito bom e de grande utilidade para todos do mercado de TI.
Concordo que realmente esta faltando a tal mão de obra qualificada para nossa áerea. Mas existem alguns aspectos que eu gostaria de colocar.
O problema não é exclusivo do Brasil. Nos EUA o problema também ocorre, com o agravante de que o governo de lá tem sérias restrições para entrada de trabalhadores estrangeiros que poderiam suprir esta demanda. Eu escrevi sobre isto em meu blog (http://tecnocult.blogspot.com/2007/08/problemas-de-mo-de-obra-em-ti-no.html).
No Brasil, conforme citado em seu artigo, as empresas estão começando a investir em sua equipe, ao invés de buscar novos profissionais no mercado. Porém, este incentivo ainda é muito, mas muito fraco mesmo. Falo como profissional que atua desde 2002 no mercado, e que até hoje tem 90% de suas qualificações pagas do próprio bolso. Sobre empresas de grande porte (HP, Sun, Microsoft, SAP, outras deste nível) é que tem como prioridade a especialização de sua equipe. Um exemplo claro disso, é a grande proliferação de vagas de estágio que parecem superar as de carteira assinada (não tenho números, isto é uma impressão) para que assim além de tentarem fugir de encargos sociais, que favorecem e protegem os profissionais, não precisem "apostar" no novo colaborador que vem chegando a empresa.
Posso concluir que assim como as empresas hoje procuram, e exigem isto dos profissionais, elas deveriam fazer sua parte também, e começar a reverem seus conceitos quando a esta questão.

Internet estimula a "cibervadiagem"

É o que o livro he Internet in the Workplace: How New Technology Is Transforming Work (A Internet no local de trabalho: como a nova tecnologia está transformando o trabalho), escrito em 2004, escrito por Patricia Wallace. "A questão é que agora você tem algo que parece ser genuinamente irresistível porque é como uma porta para todo o planeta bem ali sobre a sua mesa", disse Wallace, professora da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

Segundo estudos em torno de um quinto do período de trabalho é dedicado a atividades pessoais, e o lugar predileto para matar o tempo é a Internet.

As cibervadiagens mais comuns, são as velhas conhecidas: Orkut (ou outras redes sociais), MSN (ou outros instant messenger) e emails pessoais. Ainda tem o P2P, eu e o Marone que trabalhar em provedor sabemos, já que diariamente recebemos ligações informando "minha internet esta lenta", ai geralmente dissemos assim: "reinicie seu computador", quando o computador volta: "opa! tá rapido agora..."sim, o emule não abriu né?

Mas ainda bem que atualizar o blog ainda não foi considerado "cibervadiagem".

Aliás, vivendo e aprendendo...em inglês cibervadiagem é "cyberslacking". Ai eu que estou com o curso de inglês trancado (por motivos financeiros), não sabia que "slack" era folga. Logo, eu pergunto: quem usa Slackware é folgado? (ba, vou apanhar do Marone hoje...)

Via: Terra

Celular interrompe quem fala demais

Sua mulher não larga do celular e no final do mês é você que tem que pagar a conta? Seus problemas acabarão!

Um celular que avisa quem fala demais já esta em testes nos EUA, com uma aplicação da Accenture, baseada em aplicações da Microsoft (droga! Já não vai funcionar direito!), que ainda pode ser aplicada em smart phones e fones de ouvidos bluetooth.

Por meio de uma coleta de informações, que inclui freqüência de voz e localização, o dispositivo alocado no celular cria um cenário da conversa. A partir disso, faz comparações com dados e objetivos pré-estabelecidos pelo próprio usuário, o que lhe permite orientar a pessoa em tempo real, por meio de avisos pelo headset ou visor do aparelho, quando estes parâmetros são quebrados.

A Accenture pretende melhorar a aplicação para que, em breve, ela tenha outros tipos de avisos como, por exemplo, horários de remédios.

Mas é bom que eles saiam de perto da Microsoft, se não é capaz de não avisar nada e deixar falando mais do que estava programado...ou...pensando bem, pode funcionar, pois o celular vai tratar no meio da conversa mesmo...

Via: Baguete

[UPDATE] Receita não vai mais gastar R$ 40 milhões com licenças do Microsoft Office

Algumas vezes no nosso país (mesmo que raramente) ainda prevalece o bom senso, mesmo que tenha que ser com uma pressãozinha da sociedade...

Foi suspensa nesta quarta-feira, 29, a licitação de 44 mil licenças do Office 2007 para a Receita Federal prevista para a quinta, 30. Segundo informações divulgadas no site SoftwareLivre.org, o cancelamento foi divulgado após reunião no ministério da Fazenda entre representantes da Receita e do Serpro.

Parabéns ao pessoal da SoftwareLivre.Org, que se mexeu e foi dar a alternativa do BrOffice.Org ao pessoal da Receita. Poupamos mais R$ 40 milhões. Só espero que sejam bem investidos...

Via: Baguete

Japa posts - Mario Piano

O pessoal do olho puxado(Japonês, Coreano, Chinês e todas as variações) sempre se puxa no quesito bizarrices, mas algumas são surpreendentes.



Se puxou o carinha! BALA!!!!

Vocês conhecem a Mulher Linux?

O público feminino do TECNOCULT que me perdoe, mas eu eu fui obrigado a postar...

Problemas de mão de obra em TI: não é exclusividade do Brasil não...

Escuto muito por ai empresas de Tecnologia da Informação reclamarem que esta díficil contratar, encontrar profissionais realmente qualificados, etc e etc

Pois bem, diversas empresas americanas estão em pé de guerra com o governo norte-americano, justamente por esta dificuldade, já que a entrada de profissionais estrangeiros (o que poderia ser uma alternativa para resolver o problema) esta limitada a 85 mil pessoas por ano.

A solução encontrada por elas? Ir para o Canadá (como fez a Microsoft), ou mesmo outros países abrindo novos escritórios.

Pois é. Seria muito interessante que esta notícia fosse divulgada no mercado daqui, já que hoje ela é encarada como um problema do nosso mercado, mas esta acontecendo em mercados bem maiores como dos EUA.

Via: eWeek

Internet wireless movida a energia solar

Essa é em homenagem ao nosso colega de trabalho André, que vive se incomodando com a Zona Sul de Porto alegre hehehehehehe

A empresa americana SolisEnergy (sugestivo o nome não?) criou uma fonte de energia portátil, capaz de recarregar-se com energia solar. Assim, diversos dispositivos de rede (inclusive rádios André...) não precisariam mais de energia elétrica, podendo serem instalados em locais remotos e de díficil acesso (só tem que ter visada né André?), além de terem um custo reduzido (dessa parte quem iria gostar é o Cardoso, o nosso chefe...).

Via: ZDNet

Algoritmo revolucionário de redimensionamento de imagens



"O vídeo acima é uma apresentação do Dr Shai Avidan, que tem um PHD pela Universidade Herbraica de Israel, trabalhou na
Microsoft Research durante seu pós-doutorado, e até ontem estava batendo ponto no Mitsubishi Electric Research Laboratories. Ele é co-autor da tecnologia chamada "media retargeting", que se dispõe a redimensionar de forma inteligente imagens para formatos e dispositivos diferentes."

O Dr. Shai Avidan já está batendo ponto hoje na Adobe... Deve estar ganhando um salário astronômico.

Imagina em quanto não vai aumentar o valor da licença de um Photoshop ou Flash depois de adicionado este algoritmo.

Parabéns ao
Dr. Shai Avidan pelo seu algoritmo fabuloso.

Via: MeioBit

Linux decolando!

Literalmente! A companhia aérea Singapore Airlines anunciou a implantação de um novo sistema de entretenimento de bordo em seus novos aviões Airbus A380 (vejam o tamanho da criança, nem sei como isso levanta voo) e, futuramente, Boeing 787.

O sistema foi batizado de KrisWorld (??? Não seria melhor algo do tipo "FlyLinux"?), desenvolvido pela Panasonic.

Cada assento terá um "pc" rodando um RedHat (por que não Fedora?), com várias aplicações disponíveis entre elas o StarOffice (por que não OpenOffice?), equipado com um disco rígido de 40 GB. Assentos na classe econômica terão um monitor LCD de 10,6 polegadas, com resolução de 1280x768 pixels, e passageiros Business e de Primeira Classe terão monitores de 15,4 e 23 polegadas, respectivamente (o que vai dar de nerd pagando mais caro pra viajar, o Marone é um...), além de portas USB para conexão de teclados e pendrives.

O sistema conta com um servidor onde será possível acessar via streaming músicas, filme e estações de TV e rádio.

Enquanto isso no Brasil, caos áereo, avião caindo, aeroportos em desordem total, Ministro querendo mais espaço nas poltronas dos Boeings "teco-teco"...

Via: Olhar Digital

Operadoras+Provedores vs Consumidores: Novo round

A justiça do interior de São Paulo, determinou que a Telefônica deixe de exigir que os usuários do Speedy (serviço de banda larga da Telefônica), tenham que contratar um provedor de acesso. Essa decisão ainda pode ter um recurso da Telefônica, mas se em segunda instância a decisão for mantida a empresa terá 30 dias para desvincular os tais serviços, além de ressarcir os usuários dos gastos anteriores (huhuhuuhuhuhuhu essa eu queria ver...)

O juiz que julgou o caso, considerou que isto é venda casada de produtos, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. A operadora por sua vez alega que não tem como prestar o serviço de provedor de acesso (o que nós sabemos que não é verdade e não tem nada a ver com a questão).

A se a moda pega com umas outras operadoras por ai hein?

Via: PortalExame

Manheeee eu quero a roupa do Home Aranha!

Breve na loja de roupas infantis mais próxima de você!

Cientistas italianos estão pesquisando uma forma de desenvolver uma roupa que tenha as mesmas propriedades dos super-poderes do aracnídeo dos quadrinhos e cinemas: pendurar-se por paredes e afins. Sim, a cura da Aids e do câncer deixa pra depois.

A pesquisa esta tentando utilizar a capacidade natural encontrada em aranhas e lagartixas, que com bilhões de pêlos na sua pele conseguem aderência a vários tipos de superfície. Esses pêlos, em uma roupa, poderiam ser substituídos por nanotubos de carbono.

Beleza! Vou ir de casa até o trabalho só me dependurando pelos prédios, afinal caminhar pra que?

Via: Terra

Qual foi o meu primeiro computador? um TK 85!!!













Sim! Foi um TK85!


Sente a configuração da fera:

Processador Zilog Z80 8 bits de 3,58 kHz
10K de memória ROM
16K de memória RAM
Linguagem de programaćão de baixo nivel (Basic, Assembly)
Teclado QWERT de 4 funções

"O programa monitor (sistema operacional ) e o interpretador BASIC pré-gravados na ROM de 10Kbytes.

O TK85 usava um gravador de fita cassete como memória auxiliar. As funções mecânicas precisam ser controladas manualmente, pois o gravador não dispõe de conexão para acionamento do motor (REMOTE). Dispõe de duas velocidades de gravação e leitura: a normal, de 300 bauds e a alta, de 4.200 bauds (que exige o emprego de gravadores de boa qualidade e fitas de baixo ruído)."

E o Darlan me vem querendo um supercomputador! Isso é que é micrão!!!

SAEEEEEEE DIONEI!!!! :D

Mais informacões sobre essa belezinha:

http://www.mci.org.br/micro/microdigital/tk85.html

http://cobit.mma.com.br/micros/tk85.htm

A internet está ficando chata ou eu tô ficando velho e caduco?

A internet as vezes me parece chata, digito um endereço e BUM está uma vasta gama de coisa na minha tela, informações, noticias, vídeos. Tudo isso em uma velocidade absurda!!!

Eu tenho a teoria que antigamente a internet era mais divertida, mesmo hoje tendo bem mais conteúdo e uma infinidade de serviços, e sabe por que? Pelo simples fato da informação chegar cada vez mais rápido a nós.

Antigamente, nos bom e velhos tempos em que a internet discada era a melhor e mais rápida conexão possível, com toda a sua lentidão malevolente, digitávamos um endereço e ficávamos ali na expectativa do site abrir, demorava.. demorava... e PAM ali estava o site todo carregado na nossa tela(ou as vezes não).

Um download então era uma coisa que me dava uma alegria absurda! Sai o demo de algum joguinho interessante, e lá ia eu baixar os 20MB do joguim, obviamente usando o GetRight ou algo parecido para não correr o risco de perder a conexão e ter que baixar tudo do zero.

As salas de bate papo viviam lotadas, independente da hora que se entrasse, hoje dificilmente se vê mais de 35 pessoas em uma sala de bate papo. A noite então as salas estavam sempre hiperlotadas e hoje tu entras em uma durante a madruga e v6e no máximo cinco ou seis pessoas, sendo que duas são robos de propaganda de sites pornô ou algo do gênero.

ICQ era uma febre! Milhões e milhões de pessoas conectadas sempre! Pena que ele perdeu o seu posto para o Messenger do Tio Bill.

Nem todos tinham computador(Já que era um produto caro), então se reunia um grupo de amigos pra virar noites, principalmente nos finais de semana pra jogar joguinhos online e conversar com pessoas através de chat, ICQ e etc, tínhamos mais contato com pessoas(Isso mesmo!). Já hoje grande maioria das pessoas tem seu(s) pc(s) em casa, fazendo parte de nossa vida como um utensílio domestico importantíssimo e da qual não sabemos viver sem.

Acho que na verdade isso só é parte da evolução natural, tanto de nós humanóides como da própria internet.

Mas eu tenho saudades daquele tempo que a internet era SLOW MOTION, emocionante a cada página aberta.

Ou talvez isso seja uma monte de besteira de alguém que tá morrendo de sono.... Sei lá...

Fica ai o post para discutirmos e pensarmos um pouco.

E a todos uma boa noite!(Me senti a Fátima Bernardes e o William Bonner! Ui!) Ehehehe!!!

terça-feira, agosto 28, 2007

O resumo do BlogCamp - Powered by Cardoso

Tio Cardoso(Não, não é o nosso chefe Darlan![que também tem o nobre sobrenome]) fez uma relato do saldo do BlogCamp no Contraditorium. O encontro se deu a mil maravilhas(Apesar da sacanagem que fizeram de roubar um dos projetores do local onde foi o evento) e espero que num futuro BlogCamp eu possa participar.

Ele citou uma das coisas que mais lhe irritou, que é a tara de as pessoas quererem ganhar dinheiro fácil blogando, mas como o mesmo citou, não adianta entupir o blog de formas de monetização se não houver conteúdo, escrever, trazer novidades. Trabalhar vai ser sempre a melhor forma de se ganhar dinheiro, se puder juntar o útil ao agradável(trabalho + diversão) com certeza será melhor ainda.

Leia o post do Cardoso(Não é o nosso chefe Darlan!!!) através deste link.

Off: Leia também o http://www.carloscardoso.com, tambem do Tio Cardoso. É altamente recomendável pra quem gosta de uma boa(excelente)leitura, de conteúdo e divertida.

Instalando programas no seu Iphone sem ter que usar a linha de comando


Quer instalar aplicativos no seu Iphone sem ter que usar a linha de comando? O TECNOCULT já tem a solução!!!

Nullriver liberou AppTappInstaller v.2.4 que é uma aplicação nativa para o iPhone que faz o download e a instalação de aplicativos, podendo baixa-los via EDGE ou Wireless, tudo sem tocar na linha de comando.

Todos os seus hacks favoritos a um toque de distancia!!!!! :D

Que droga... Não quero mais um A1200i!! Ehehehe...

Manheee não quero mais iMac, quero um Sony Vaio!

Pra que um iMac quando eu posso (posso nada, eu não tenho 2900 dólares sobrando!) ter o Sony VAIO LT19U com gravador Blu-Ray, tela LCD de 22 polegadas widescreen (1680x1050 pixels), processador Intel Core 2 Duo T7500, 2 GB RAM DDR2 667MHz, HD de 500 GB 7200 RPM, placa de vídeo Nvidia GeForce 8400 GT de 256 MB, rede 802.11n, sintonizador de TV ATSC e NTSC embutido, câmera de 1.3 Megapixels, auto-falantes estéreo de 3 watts, e subwoofer de 5 watts, com várias portas USB, Ethernet, áudio, dispositivos removíveis, entre outros. Claro, pelo menos a Sony quer que você pense assim.

A única coisa ruim, é que roda Windows Vista Ultimate...já pensou uma coisinha dessas rodando um Linux?

Via: Akihabaranews.com

NASA Envia sabre de luz do Luke's para o espaço




Tem pessoas que amam o Start Trek, mas e sou alucinado pelo Star Wars! Sempre fui nas pré-estreias(Nos últimos filmes né! Ehehehe!), era/sou viciado em games da série(Noites e noites jogando Jedi Knight Dark Forces II e bons tempos do falecido JW CLAN) .

A NASA irá enviar ao espaço em Outubro, em homenagem aos 30º aniversário da série Star Wars o sabre de luz original usado pelo ator Mark Hamill(Luke Skywalker), no primeiro filme da série(lançado em 1977). O sabre será integrante da missão STS-120.




O sabre ficará mais perto da força! Ehehehe!!!


Via: Slashdot

"Ou eu, ou a Internet seu cafajeste!"

Ela até falou isso, mas não adiantou muito, e resolveu tomar uma atitude.

Jiang Ming, um chinês, prometeu a He Ling que não iria mais acessar a web e passaria mais tempo em casa para ajudar a cuidar do filho recém-nascido.
Mas ele não se aguentou durante muito tempo, e logo estava em uma lan-house da vida.

"Eu estava na Internet e de repente senti um adormecimento na mão direita. A seta na tela parou de se mexer", disse o marido. "Então vi que minha mão direita estava sobre o mouse pad e o sangue jorrava", contou ele.

Sim, é justamente o que você leitor do TECNOCULT esta pensando: a doida cortou a mão do marido...

O caso foi parar na Justiça, mas o marido pediu para que a mulher fosse liberada, já que ele não cumpriu a promessa (sim, inclusive na hora de prometer ele deve ter levantado a mão e tudo...).

Via: Terra

Troca um iPhone desbloqueado por um carro novinho?

Foi o que aconteceu com George Hotz, o adolescente americano de Nova Jersey que desbloquiou o iPhone para ser utilizado em qualquer operadora GSM.

O guri levou pra casa um Nissan 350Z e 3 iPhones de 8 GB (te odeio George!) após um acordo com uma empresa de conserto de celulares.

Os 3 iPhones vão para colaboradores do projeto de desbloqueio do aparelho (sim, ele ia dar o Nissan de certo...).

Quando será que vale meu V3 desbloqueado? Será que eu consigo pelo menos um sistema de som pro meu Kadett?

Via: Terra

[UPDATE] Receita quer gastar R$ 40 milhões com licenças do Microsoft Office

Essa questão ainda vai dar pano pra manga...

A Associação Software Livre.org protocola no dia de hoje,
um pedido de reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, para pedir o cancelamento imediato do leilão de compra de mais de 44 mil licenças do Microssoft Office 2007, que deverá ser realizado na próxima quinta.

A Software Livre.org, pretende apresentar o BrOffice.org, suíte de aplicativos com a mesma finalidade e que é amplamente usada na substituição em diversos órgãos como a Caixa Federal e Banco do Brasil, além de ser totalmente compatível com os requisitos técnicos da Receita.

Excelente iniciativa do pessoal. Como eu já havia dito anteriormente, não há o que justificar quando estamos falando da economia de R$ 40 milhões públicos. Ao invés de cortarem custos na Educação, Saúde e outras áreas prioriárias da sociedade (vide governadora do RS...), nossos governantes poderiam pensar em ações como esta.

Via: Baguete

Manheeeee eu quero um supercomputador!

O processador de 500GHZ não resolveu? O laptop quadcore também não? Muito menos aquele processador de 64 núcleos? Ah não...dessa vez seus problemas vão ter que acabar!

Porque já esta disponível em Barcelona, o Marenostrum! Não, não é nome de cachorro..É o nono computador mais potente do mundo (você não vai acreditar que seja apenas o nono...)!

Tem 10240 CPUs, 20TB de RAM e 280TB de discos, e roda SUSE Linux (eca!).
Sinceramente eu nem saberia o que fazer com tanta coisa...
Vale a pena você dar uma olhada no link abaixo e dar uma olhada na organização do "micrinho". Se eu já achava cruel cabeamento em datacenters, mas esse ai...

Fonte: Gizmodo

segunda-feira, agosto 27, 2007

Lenovo fazendo downgrade do Windows Vista

A Lenovo está oferecendo a opção de fazer o downgrade do Vista para o XP nos computadores adquiridos com o sistema pesadão do Tio Bill(E com drivers que não funcionam e/ou não existem).


Bom para a Lenovo por que faz seus clientes mais felizes e satisfeitos!!!!

E ruim para a Microsoft... Isso só vem a provar a rejeição do Windows Vista.


Link para tirar a prova: Lenovo.

Via: Fake Steve Jobs

Receita quer gastar R$ 40 milhões com licenças do Microsoft Office

A Receita Federal irá realizar na próxima quinta-feira, um pregão para compra de 44.807 licenças do Microsoft Office 2007.

A justificativa, são os 10 anos de utilização da suíte, além de aplicativos internos baseados nesta.

É absurdo que existindo alternativas livres, e que neste caso não teriam custo de licenças um órgão público federal queria gastar tamanha fortuna com estes aplicativos. Não há por que utilizar uma suíte de aplicativos paga, que daqui a dois anos terá que ser comprada novamente! Por que não investir então no treinamento de um BR-Office? Sairia muito mais barato. Na condição que o nosso país vive hoje, e com o tamanho da carga tributária que pagamos, nada justifica.

Via: Baguete

Macs users esperam a meses por update 'critico' do Java Runtime


A mais de 10 meses foi detectada um falha de segurança grave no Java Development Kit (JDK) para Mac e até hoje não foi feito nenhum patch para resolver o problema.

O problema foi detectado para outras plataformas e foram corrigidas em algumas semanas.

A falha permite que ataques remotos sejam efetuados permitindo a execução de um código arbitrário ou causem uma negação de serviço através de um arquivo JPEG ou BMP.

Via: ZDNet

NASA digitaliza 50 anos de fotos e filmes

A NASA está colocando disponível online várias fotos e vídeos de mais de 50 anos de expedições e pesquisas, incluindo as viagens a Lua e as missões a Marte.

Os arquivos estão divididos em mais de 20 categorias para facilitar a localização de imagens e vídeos específicos.



Via: Slashdot

Link: http://www.nasa.gov

Vai um Linux nas empilhadeiras?

É isso que a AML promete, um computador com um Linux, voltado a veículos industriais, capaz de desempenhar tarefas como levantar, abaixar ou empurrar objetos.
Possui processador AMG Geode GX533 de 400 MHz, inclui suporte à conectividade 802.11b/g, e vem por padrão com o Debian Linux 4.0, o "Etch", com interface sensível a toque.

Até tem uma opção com Windows XP, mas acho que ninguém vai querer que a empilhadeira trave né?

Via: LinuxDevices

domingo, agosto 26, 2007

GPhone - Seria o Iphone killer?

Ontem enquanto estava tentando fazer meu adaptador Bluetooth funcionar 100% no Slackware, andei dando uma lida em umas noticias enquanto alguns módulos ficavam compilando(Que nerdice isso!!!)...

Pois bem, li(acho eu) na ZDNet uma noticia informando que o Google fez contato com uma das maiores operadoras de telefonia da Índia(Um dos países que mais usa celular no mundo) negociando um possível contrato de parceria/fidelidade para o lançamento do GPhone.

O GPhone deve ter lançamento simultâneo nas Américas, Europa e Ásia.

Será que teremos um Iphone killer mesmo ou isso só seria rumores? Lembrem-se de que Eric Schimidt, CEO do Google é um dos membros do conselho da Apple, por isso acho difícil que o Gphone venha a fazer esse papel, creio mais que venha ser algo parecido com um Blackberry, competindo nesse mercado voltado para heavy-users e executivos(ou outros como eu que gostam de estar 24 horas e 100% conectado a internet).

Hmmmm... Acho que vou adiar a compra do meu A1200i... Eheheh!!!

WGA Validation - Dores de cabeça para o Tio Bill

Vários usuários vem reportando problemas ao tentar validar cópias do Windows em pcs que possuem o Windows Vista e XP instalados, por algum motivo ainda não explicado a validação não se sucede.

Quinta feira desta semana(passou da meia noite... semana passada...) o servidores da Microsoft não estavam conseguindo fazer a validação dos Windows, e segundo a Microsoft o problema ocorreu devido a um número massivo de usuários que estavam tentando fazer suas autenticações/ativações.

Ainda bem que eu ativei a cópia pirata do meu pai ontem e fumegou sem mais problemas!(Não estou instigando ninguém a piratear, foi o meu pai que pediu pra instalar assim, eu uso o Slack e não tenho problemas quanto a isso! :P).