Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

sábado, setembro 29, 2007

Relato do TcheLinux Canoas


Voltei!!!

Para os que acharam que a Globo, Microsoft ou outra empresa maquiavélica tinha dado o fim neste sujeito venho aqui dizer que tô vivo!!! :P

Andei meio sumido devido a vários compromissos profissionais e a partir da próxima semana e pra complicar mais ainda, mas vou fazer o possível e o impossível pra passar por aqui mais seguidamente.

Voltando ao assunto do título do post, participei hoje do 1º Seminário de Software Livre Tchelinux Canoas, evento ocorrido nas dependências do Unilasalle, na cidade de Canoas.

O evento foi melhor do que eu imaginava, tanto na parte de organização como no conteúdo das palestras ministradas. Apesar de o evento ter tido 400 inscrições somente cerca de pouco mais de 200 participantes apareceram(Burro os outros 200 que não foram! Perderam um evento maravilhoso! Isso inclui o felhadaputa do Darlan)

Não pude acompanhar todas as palestras que eu queria pois um grande amigo meu novato no mundo Linux estava me acompanhando e como ele não conhecia ninguém resolvi dividir as palestrar que eu queria ir com as que eram mais adequadas a ele para não deixa-lo sozinho.

Acompanhei então as seguintes palestras:

Ubuntu Linux no seu Desktop(Ministrada pelo Leonardo Vaz)
O Kernel do OpenSolaris(Ministrada por Rafael Vanovi)
Analise de vulnerabilidades e ataques a servidores(Ministrada por Rodrigo Menezes)
Fotografia Digital e Software Livre: um casamento feliz?(Ministrada por Rafael Jeffman)
Novidades no KDE 4(Ministrada por Leonardo Vaz)

Todas as palestras foram excelentes!

Vou fazer um breve relato sobre cada palestra:

Ubuntu Linux no seu Desktop

Essa foi a primeira palestrada do dia a qual acompanhei, o palestrante Leonardo Vaz informou os presentes sobre como surgiu o Ubuntu e a Canonical e o porque de ela ser a maior distribuição(Em números de usuários) Linux. Foi mostrado algumas telas das versões do Ubuntu(Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu...) e também foi mostrado o Ubuntu com o Compiz ativo e todos os seus "frufrus"(Opinião do Leonardo e minha também).

O Kernel do OpenSolaris

Essa foi a palestra mais "séria" das que assisti, e tambem a mais complexa em nível de conhecimento(O meu colega Marcio não entendeu nada!). O palestrante Rafael Vanoni explicou o funcionamento do kernel do OpenSolaris, como trabalham os seus processos, threads e functions do kernel. Foi uma palestra excelente mais exigia um grande nível de conhecimento por parte do público presente.

Análise de vulnerabilidades e ataques a servidores

Essa foi uma das palestras mais tranqüilas e com maior interação com público. O palestrante Rodrigo Menezes explainou de forma clara e de fácil assimilação alguns dos tipos de ataques(DDoS, DoS, UDP Flood...) mais comuns a servidores e também fez um breve relato de como se manter protegido destas ameaças. Mostrou uma vulnerabilidade do Webmin e como se proteger desta falha de segurança.

Fotografia Digital e Software Livre: um casamento feliz?

Pra eu e para o meu amigo Marcio essa foi a melhor palestra e mais divertida(e bem humorada) do dia!

Mesmo eu não sendo muito entendido de fotografia, a palestra do Rafael Jeffman despertou meu interesse sobre esse tema, o Rafael deu exemplos de softwares livres usados para edição/manipulação de imagens, os diferentes formatos usados(JPEG, PNG, TIFF...), suas diferenças e vantagens para quem trabalha ou curte "brincar" com fotografia. Ele deu exemplos de softwares livres usados para manipulação de imagens e transferência das imagens da câmera para o seu pc com Linux. Pra quem curte o tema a palestra ela foi um prato cheio e mesmos os menos entendimentos no assunto gostaram(E muito!!!!)da palestra do Rafael.

Novidades do KDE4

A última palestra que assisti foi ministrada também por Leonardo Vaz. Ele fez um relato de como surgiu o KDE e falou sobre suas versões e modificações com o decorrer do tempo, e as principais modificações da versão 3.5.x para a 4.0. Não sou muito fã do KDE e a bons tempos uso o XFCE como meu desktop padrão mas o relato do Leonardo despertou minha vontade experimentar o KDE 4. :D



Durante os intervalos do evento os presentes puderam fazer um coffee-break disponibilizado pela organização do evento! Com muita Coca-cola e biscoitos variados(doces e salgados).

No fim das palestras todos presentes se deslocaram para a sala do coffee-break para comer mais um pouquinho e para o encerramento oficial do evento.

Na minha opinião o evento foi excelente! Parabéns aos organizadores e espero que possamos ter um ciclo mais ativo de encontros da comunidade do TcheLinux, talvez até não necessitando ter um evento em curso espaço de tempo, mas sim encontros informais para conversar, beber um choppinho e falar de Linux e tudo mais!

Fica ai a minha dica ao pessoal do TcheLinux e meu relato sobre o evento.

Abraços a todos!

quinta-feira, setembro 27, 2007

Vitória do bom senso: Telefonica libera Speedy de autenticação

Com um comunicado informando que a decisão da Justiça é provisória, a Telefonica esta informando ao seus usuários, que o acesso a internet esta liberado com o usuário "internet@speedy.com.br" senha "internet".

Claro que eles fizeram uma forcinha, dizendo que o antigo usuário é que tem mais vantagens blá blá blá...

Abaixo o comunicado por completo:


Tomara que a decisão passe a ser definitiva e abra precedentes para outras operadoras.

Via: Folha Online

quarta-feira, setembro 26, 2007

Tecnologia e relacionamentos pessoais: pior que alcool e direção

Se você utiliza MSN, Orkut, salas de chat e celular, e é casado ou tem um dito "compromisso" com alguém, cuidado: os últimos acontecimentos mostram que essa não é uma boa combinação.

Depois do casal esperto que se "auto-traia" em uma sala de papo, agora foi a vez do famoso (famoso na terra dele né?) jogador de cricket australiano (eu só conheço futebol mesmo...) Shane Wayne se dar mal. A mas também, por favor né? O animal enviou o seguinte SMS para a mulher, pensando que estava enviando para a amante:

"Ei, beleza, estou só conversando com meus filhos, a porta de trás está aberta..."

Pronto! Era o que bastava pra mulher pedir o disvórcio! Não era mais fácil então, ir até a agenda do celular, selecionar o número da amante e depois enviar a mensagem?!

Se bem que casos como estes acontecem direto em nossas vidas. Eu mesmo tenho que admitir que em determinado momento de minha vida, não apaguei alguns SMS do celular, e ai quando a...a, como posso dizer...não era bem "a outra" que eu queria dizer, mas uma pessoa que não a remetente das mensagens as viu, só faltou acabar com a minha raça. Em outra ocasião, eu pelo menos fui original.

Tem gente (vide Marone), que confunde o nome das pessoinhas. Eu não, fiz diferente e já confundi o apelido de uma. Foi assim: o apelido dela era "Leka". Naquela época havia uma participante do BigBrother com o mesmo apelido, de nome Alessandra. Bem, em um belo dia eu cheguei e falei "Oi Alessandra, tudo bom?". E recebi como resposta: "HEIN?! Que Alessandra!? Meu nome é Letícia!". Ainda inventei de retrucar: "Mas Leka não é apelido de Alessandra?". Não foi instantâneo, demorou uns dias, mas sim, acabou.

Fonte: Reuters

Acer condenada por SO pré-instalado

Na França, a fabricante de notebooks Acer, foi codenada pela Justiça a reembolsar um comprador com o valor da licença do sistema operacional proprietário e demais programas que vinham pré-instalados no portátil que havia sido adquirido.

Os programas e seus custos eram 180 dólares de Windows, 70 de Microsoft Works, 50 del PowerDVD, 45 por el Norton Antivirus y 43 por el NTI CD Maker, totalizando 700 dólares. O comprador comprovou que não iria precisar dos programas, e recebeu seu dinheiro de volta.


Aliás aqui no Brasil isso poderia acontecer também. Comecem a comparar o preço de notes que vem com o Windows e outro com Linux. Vocês perceberam sensíveis quedas de preços. Pra mim, isso chega a ser crime, a famosa venda casada.

Viu, quem usa Linux sai sempre lucrando...

Via: Noticiasdot.com

terça-feira, setembro 25, 2007

Vai um laptop ai, "Vossa Excelência"? A resposta!

Bem, no dia 21 de setembro, eu publiquei aqui no TECNOCULT, criticando a troca de computadores por laptops por parte da Câmara de Deputados. Atras do site da casa, enviei uma mensagem para a ouvidoria, e hoje recebi a resposta. Segue abaixo, para que cada um possa tirar suas conclusões:
From - Tue Sep 25 23:11:34 2007
X-Account-Key: account2
X-UIDL: 1190748548.M553295P21417V000000000000FD05I000000000073DC67_0.ms17,S=5130
X-Mozilla-Status: 0001
X-Mozilla-Status2: 00000000
X-Mozilla-Keys:
Received: (qmail 21410 invoked from network); 25 Sep 2007 19:29:08 -0000
Received: from email-4.brturbo.com.br ([200.226.191.196])
by 10.64.248.17 (qmail-ldap-1.03) with QMQP; 25 Sep 2007 19:29:08 -0000
Delivered-To: CLUSTERHOST email-4.brturbo.com.br darlan.rodrigues@brturbo.com.br
Received: (qmail 4140 invoked from network); 25 Sep 2007 19:27:12 -0000
Received: from epicuro.camara.gov.br (none@[200.219.133.2])
(envelope-sender )
by 10.64.250.132 (qmail-ldap-1.03) with SMTP
for ; 25 Sep 2007 19:27:12 -0000
Received-SPF: none (10.64.250.132: domain at camara.gov.br does not designate permitted sender hosts)
Received: from gaivota3.redecamara.camara.gov.br (unknown [192.168.24.2])
by epicuro.camara.gov.br (Postfix) with ESMTP id 4E7BB2F0F54
for ; Tue, 25 Sep 2007 17:08:22 -0300 (BRT)
Received: from gaivota3.redecamara.camara.gov.br (localhost.localdomain [127.0.0.1])
by gaivota3.redecamara.camara.gov.br (8.13.1/8.13.1) with ESMTP id l8PJmZHl016950
for ; Tue, 25 Sep 2007 16:48:35 -0300
Date: Tue, 25 Sep 2007 16:48:35 -0300
From: ouvidoria@camara.gov.br
To: darlan.rodrigues@brturbo.com.br

Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Portal da Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Sr.DARLAN AMANCIO RODRIGUES
Recebemos sua mensagem na Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, manifestando indignação pela distribuição de equipamentos laptop aos deputados federais em exercício nesta Casa.
Em atenção a sua mensagem, informamos que o objetivo da substituição de um microcomputador por um laptop em cada gabinete é o de agilizar a atividade parlamentar e diminuir sistematicamente a circulação de documentos impressos e, consequentemente, o consumo de papel em todas as atividades da Câmara dos Deputados, que atua em consonância com princípios de conservação ambiental.Para tanto, o projeto prevê que todos os deputados disponham de um laptop para utilizar nas atividades realizadas nos plenários tanto das Comissões quanto no da Casa, de modo que proposições legislativas em discussão e votação possam ser consultadas sem a necessidade de edições impressas. Ademais, todos os equipamentos pertencem à Câmara dos Deputados e serão devolvidos à instituição no final da legislatura, conforme termo de compromisso quando da entrega do equipamento. Qualquer laptop que, eventualmente, não for restituído à Câmara, terá seu valor integral pago pelo deputado.A tendência é que até o final da implantação do projeto, todos os deputados sejam contemplados pela atualização tecnológica, de modo que, após a divulgação dos números iniciais, que são do conhecimento de V. Sª, muitos parlamentares já registraram interesse no equipamento e como o cadastramento continua aberto, não há listagem definitiva de todos os interessados.Continuamos à disposição para atendê-lo em questões ao alcance das atribuições regimentais deste órgão.

Atenciosamente,
Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Deputado Carlos Sampaio

segunda-feira, setembro 24, 2007

Computech lança WiMax em Porto Alegre

A Computech começou a oferecer em Porto Alegre um serviço de conexão à internet sem fio usando tecnologia WiMax. O sinal está disponível no centro da capital, nas ilhas do Guaíba e em partes dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

Até o momento, a novidade já tem 100 adeptos na cidade. A meta é chegar a 400 até o final do ano e pelo menos 8 mil até o final de 2008, quando o sinal já deve estar disponível em bairros das zonas Norte e Sul de Porto Alegre.

Leia o resto em http://www.baguete.com.br.

Mais um pouquim...

“Nosso alvo são profissionais liberais e pequenas empresas”, revela o diretor da Computech, Alcir Cardoso. Segundo o empresário gaúcho, a principal vantagem da nova tecnologia é a portabilidade. “O cliente pode levar a conexão para casa, quando fechar o escritório”, explica Cardoso."

Bom... O tal Cardoso da foto é o patrão, meu e do Darlan, eheheh...

Pra quem tinha curiosidade tá ai o Cara.

E também pra quem tinha curiosidade pra saber onde nós trabalhamos. :D

domingo, setembro 23, 2007

Procempa recebe prêmio nacional

"A Procempa está entre os três melhores cases de inovação tecnológica do país, conforme distinção do Prêmio APTEL de Excelência - Apex. A Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações concedeu a premiação na quarta-feira, 19, em Brasília.

A Procempa concorreu com o projeto "Power Line Communication - Internet pela rede elétrica", implantado pela Companhia em dezembro de 2006 na Restinga, em parceria com a CEEE, Ufrgs e Senai-RS. "Somos a única referência no Brasil do uso da tecnologia PLC para fins de inclusão social", afirma o diretor-presidente da instituição, André Imar Kulczynski."


Parabéns a Procempa pelo prêmio.

A iniciativa da Procempa ajudou e muito a comunidade da Restinga, principalmente os jovens que antes tinham o acesso precário a grande rede ou não tinham nenhum acesso.

Tomara que a Procempa expanda esse projeto através de outros bairros de Porto Alegre e/ou cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Via: Baguete

Memória flash irá substituir o HD?!

Muito vem se falando sobre o uso de HD's híbridos ou mesmo somente flash disk, e seus benefícios e malefícios, como o maior tempo para leitura dos dados em um flash disk, a economia de energia e por ser mais fácil de corromper dados devido a danos físicos com uma batida num HD do que em um flash disk e etc.

Durante(Não sei se o evento já acabou...) a DISKCON 2007 muito tem se discutido sobres discos rígidos e flash disks, e muitos comentaram que o flash disk seria somente um hype passageiro e logo poderia cair em esquecimento devido algumas desvantagens se comparado a discos rígidos.

Resta saber se com o tempo as empresas que estão fomentando o uso dos flash disks usarão de seu poderio para quebrar essas barreiras.

Na minha opinião hoje o melhor seria o uso dos discos híbridos, assim teríamos estável parte das diferenças entre as duas tecnologias.

Nova versão do Gmail sendo testada

Em 1 de abril de 2004 foi lançado o Gmail, o serviço de e-mail do Google, que nos seus primórdios somente usuários convidados podiam ter acesso e com o tempo se tornou publico a qualquer pessoa.

Depois de mais de 3 anos o Google está disponibilizando a nível de testes uma nova versão do seu serviço de e-mails que por enquanto só alguns usuários dispõem dessa nova interface.

Não há disponíveis ainda screenshots desta nova interface, mas um leitor anônimo da ZDNet enviou uma screenshot do serviço de tradução de textos do Google(Se um usuário em seu cadastro informa que é fluente em mais de uma língua, ele é convidado a participar da traduções de partes de textos de serviços do Google. Assim o Google economiza uma boa grana com tradutores! :D) com uma informação bem relevante:



A tela acima exibe o pedido de tradução de uma frase para a interface do Gmail, e a frase dita é Newer Version traduzindo para o nosso bom português, Nova versão.

Resta agora esperarmos alguma boa alma nos enviar um screenshot desta nova interface. :D

Via: ZDNet