Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

quarta-feira, agosto 29, 2007

A internet está ficando chata ou eu tô ficando velho e caduco?

A internet as vezes me parece chata, digito um endereço e BUM está uma vasta gama de coisa na minha tela, informações, noticias, vídeos. Tudo isso em uma velocidade absurda!!!

Eu tenho a teoria que antigamente a internet era mais divertida, mesmo hoje tendo bem mais conteúdo e uma infinidade de serviços, e sabe por que? Pelo simples fato da informação chegar cada vez mais rápido a nós.

Antigamente, nos bom e velhos tempos em que a internet discada era a melhor e mais rápida conexão possível, com toda a sua lentidão malevolente, digitávamos um endereço e ficávamos ali na expectativa do site abrir, demorava.. demorava... e PAM ali estava o site todo carregado na nossa tela(ou as vezes não).

Um download então era uma coisa que me dava uma alegria absurda! Sai o demo de algum joguinho interessante, e lá ia eu baixar os 20MB do joguim, obviamente usando o GetRight ou algo parecido para não correr o risco de perder a conexão e ter que baixar tudo do zero.

As salas de bate papo viviam lotadas, independente da hora que se entrasse, hoje dificilmente se vê mais de 35 pessoas em uma sala de bate papo. A noite então as salas estavam sempre hiperlotadas e hoje tu entras em uma durante a madruga e v6e no máximo cinco ou seis pessoas, sendo que duas são robos de propaganda de sites pornô ou algo do gênero.

ICQ era uma febre! Milhões e milhões de pessoas conectadas sempre! Pena que ele perdeu o seu posto para o Messenger do Tio Bill.

Nem todos tinham computador(Já que era um produto caro), então se reunia um grupo de amigos pra virar noites, principalmente nos finais de semana pra jogar joguinhos online e conversar com pessoas através de chat, ICQ e etc, tínhamos mais contato com pessoas(Isso mesmo!). Já hoje grande maioria das pessoas tem seu(s) pc(s) em casa, fazendo parte de nossa vida como um utensílio domestico importantíssimo e da qual não sabemos viver sem.

Acho que na verdade isso só é parte da evolução natural, tanto de nós humanóides como da própria internet.

Mas eu tenho saudades daquele tempo que a internet era SLOW MOTION, emocionante a cada página aberta.

Ou talvez isso seja uma monte de besteira de alguém que tá morrendo de sono.... Sei lá...

Fica ai o post para discutirmos e pensarmos um pouco.

E a todos uma boa noite!(Me senti a Fátima Bernardes e o William Bonner! Ui!) Ehehehe!!!

3 comentários:

Darlan® disse...

Marone, aquele tempo ainda tinhamos nossos poderosos K6-2 350MHZ (esse foi meu primeiro computador), com 32 MB de RAM, rodando Windows 98! Era uma maravilha! Dava uma emoção abrir cada programa, rodar um joguinho (claro, quando a gente encontrava algum que conseguisse rodar no nosso computador). Me lembro que certa vez, ainda cursando o técnico em informática, participei o evento da Novell sobre o lançamento do Netware 6( pra ti ver que nem isso existe mais, virou SuSe...) e quando ouvi que o mínimo para roda-lo era um computador com 256MB de RAM me apavorei: "O que?! Tudo isso?" E me digam, o que são hoje 256MB de RAM? Se você não tem pelo 512MB no seu computador nem o teu cachorro te respeita (o Moruga lá em casa iria me estranhar...)! Marone, tu é alguns anos mais novo que eu, mas pode ter certeza que realmente, estamos ficando velhos...

Micox - Náiron J. C. G. disse...

hhah, lí o título e já fui pensando mal do artigo.
Após acabar de ler inteiro, ví que tem razão.
Me diverti pra caramba com o artigo heheh.
É tudo verdade.

votado no rec6.

Marco Mugnatto disse...

huahuahuhua... Internet? Vocês são é novos... Eu tenho amigos que tem saudades da época em que os computadores tinham 8 bits e eram isolados, sem qualquer conexão. TRS-80, Sinclair, Unitron. Vocês sequer sabem o que é isso? E esses amigos falam a mesmíssima coisa, só que citando a vinda do PC e da INternet em si como tendo destruído tudo... "ah, que naquela época você tinha que descobrir como fazer as coisas na tentativa e erro, depois da Internet você encontra as informações com um search" e coisas do genero.

Engraçado que eu também sou daquela época, no entanto eu desenvolvi desde lá uma paixão por inovação constante, que me faz modestia a parte meio que imune a "achar a computação chata". Eu entendo a paixão pelos "desafios" que vocês citam, desafios estes que hoje não existem mais. No entanto OUTROS desafios SEMPRE SURGEM na informática.

Entra no Second Life por exemplo e descobre como fazer um leitor de RSS que exiba notícias em um prim, por exemplo, e você vai ver que essa simples funcionalidade é um desafio grande no relativamente rudimentar (para o que ele poderá ser amanhã) mundo virtual em 3D de hoje... E amanhã as gerações que são "novas" hoje sentirão saudades disso do mesmo jeito.

Portanto a verdade é que nada muda, apenas QUAIS SÃO os desafios, mas eles sempre existem.

Pra mim você não está ficando velho, apenas se apegou a algo fixo, sem ter desenvolvido uma mentalidade de mudança constante, que e´o que eu acho que tenho. Enquanto você tem prazer pelo apego as ferramentas que usa hoje (ou que usou ontem), eu tenho apego pelo que essa ferramenta pode se tornar no futuro.

Desculpa se eu pareço estar "me achando" ou algo assim, mas é que eu de fato sempre discordei desse tipo de argumento e a explicação que eu consigo dar é essa. Não que eu não tenha nostalgia. Eu vivo baixando emuladores, no entanto encaro isso como "momento de nostalgia" mesmo, pura e simples, e não significa que eu não me divirta igualmente com as coisas mais novas. Tudo depende da forma como você vê o mundo da informática. Como um mundo de "soluções definitivas e acabou" ou um de "constante evolução e problemas novos a cada momento".