Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

sexta-feira, agosto 17, 2007

Mercado de trabalho na visão de um profissional, e não de um consultor - 3

Continuando a série de artigos sobre o mercado de trabalho de TI, hoje eu quero abordar uma relação que me trouxe muitos obstáculos, mas que ao mesmo tempo me abriu várias oportunidades de entrevistas.

Estou falando das chamadas agências de emprego/consultorias de RH.

Esta relação com estas empresas é bem complicada. Como citei, elas tem em mãos muitas, mas muitas mesmo, oportunidades que estão em aberto. Eu me arrisco a dizer que hoje, são o principal meio de divulgação das oportunidades de trabalho.

As consultorias tem em mãos, desde vagas muito boas (bons salários, boas empresas, bons cargos, etc), até coisas mais simples. E não há como saber, onde esta cada uma pelo renome ou fama da agência, pode ser uma consultoria que não passa de uma pequena sala no 20° andar de um prédio no centro da cidade, que tenha uma vaga para uma multi nacional, eu mesmo enfrentei diversas vezes esta situação.

Mas ai começa o problema. Com tamanho poder, os profissionais de informática acabam tornando-se verdadeiros reféns delas. Quando se vai em uma agência/consultoria, na grande maioria dos casos, não há uma importância em dar a devida atenção para aquela pessoa. Isso acontece muito, quando vamos lá, fazemos a entrevista, não servimos e não temos nunca mais um retorno. Várias vezes eu pedia "gostaria de um retorno, mesmo que fosse negativo", e respondiam "sim, nós entramos em contato até para que você não fique esperando". Doce ilusão...até hoje tem muitas que não me ligaram...O pior é quando falam que vão te indicar, que vão mandar teu currículo para a empresa, e que eles entram em contato "amanhã ou hoje a tarde"....nada, de novo!

Isso sinceramente chega a irritar, por que estas agências nos cobram profissionalismo, horário, boa postura na hora da entrevista, perguntam sobre tudo, fazem testes psicológicos etc etc etc, mas a parte deles que é bom nada! Acho que mereceríamos um pouco mais de respeito não? Além do mais, nem sempre elas estão preparadas para uma entrevista com um profissional da área de informática, que em vários detalhes é muito especifica.

Meu conselho em relação a elas: cobrem! Não podemos sofrer este desrespeito, afinal nós somos o mercado e não eles. Seja chato, entre em contato por telefone, email etc até receber o devido retorno, mesmo que seja um não.

A série de artigos segue. No próximo pretendo falar sobre os vários "sim" que podemos receber e as experiências que tive tentando gerencia-los.

Nenhum comentário: