Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

quinta-feira, agosto 16, 2007

Traffic Shaping na visão de cliente e de fornecedor de acesso a internet - parte 2

Pois é pessoal, seguindo a discussão que se iniciou com o post anterior do meu sócio fundador, e partir do comentário que eu deixei lá, estive pesquisando sobre o que esta disponível em outros países em termos de velocidade. Como citei no comentário, ADSL por exemplo no resto do mundo é coisa do passado, só nós brasileiros, com essa bendita mania de aproveitar o que é velho, é que ainda usamos essas coisas (e ainda estamos tentando difundir a internet discada para a chamada inclusão social).

Pois bem, catando no nosso velho amigo Google, achei alguns dados interessantes.

Os americanos estão preocupados com a lentidão das suas conexões de banda larga. A velocidade média de download nos Estados Unidos está em 1,9 Megabit por segundo (Mbps), comparada a 61 Mbps no Japão, 45 Mpbs na Coréia do Sul, 18 Mbps na Suécia, 17 Mbps na França e 7 Mbps no Canadá.

Na minha opnião, o traffic shapping existe aqui, devido a tecnologias obsoletas que ainda usamos, por que sinceramente, com 61Mbps os japoneses não se preocupam com P2P né?

Isso que nós brasileiros ganhamos em média de horas mensais gastas na Internet de vários desses países...

Mais uma vez, acho que falta por parte de nossos governantes (nada de especifico a nomes ou partidos, sempre faltou e ainda falta ok?), uma visão estratégica quanto a tecnologia da informação e investimento para a área.

Nenhum comentário: