Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

terça-feira, setembro 11, 2007

Escutem o que o vô Cerf diz hein?


Vocês conhecem Vinton Cerf? Não ele não é um aposentado que joga xadrez na praça com os amigos...Este simpático "velinho" (sim são 64 anos) teve uma importância fundamental na história da informática. Ele colaborou no desenvolvimento do protocolo TCP/IP e padrões de comunicação na internet. Respeite-o! Se não fosse ele eu nem estaria aqui escrevendo!

Bem, esses dias ele resolveu entrar em uma das discussões que estão na moda: a distribuição de vídeo na grande rede. O que seria melhor? O Streaming ou o simples download de vídeos para pós-vizualização? Segundo o vô Cerf, a segunda opção. "Mas e o Youtube como fica?!" Ah não fica!

“Você não precisa entregar algo em tempo real, pois é possível fazer download do conteúdo muito mais rápido. É como fazem com as músicas no iPod. Primeiro você baixa, depois você usa.”, explica Cerf.

Ele usa como argumento de se utilizar conexões mais velozes, como fibra ótica por exemplo, assim o download seria muito mais rápido que streaming. Só que essa eu não entendi, afinal ele trabalha hoje para o Google, tiro no pé né?

Mas eu concordo com ele. Nunca curti muito streaming...

Clique aqui e veja uma entrevista dele.

Via: InfoExame

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu jogo xadrez com amigos na praça, e dai?..hehehehe, concordo com a opinião é mais facil ter os dados em tempo real, não como imagino as gatinhas que vejo an webcam, mas quem sabe elas virão viram realidade né..hahaha um Abraço.

Darlan® disse...

Queriam me desculpar, os prezados leitores do TECNOCULT pelos comentários do leitor/colega de trabalho acima.
O mesmo além de assumir que aos 28 anos de idade cultiva habitos de um senhor de 75, trás estes assuntos nada apropriados para o blog.
Isso é pura "moranguice" dele...

Ricardo disse...

Lamento mas não gostei do post.

a) Você usa o imperativo "Respeite-o", no entanta o chama de vô ?

É um tremendo de um desrespeito.

b) Você não entendeu a entrevista. Vinton comenta que o uso de streaming causará um stress a rede, ele pouco está se preocupando onde trabalha, ou se google é dono do Youtube, é uma questão técnica, como comentado por ele mesmo na entrevista. O Streaming força a ESTRUTURA DA REDE como um todo.

c) "Mas eu concordo com ele. Nunca curti muito streaming..."

Meu Deus ! A questão aqui não é "curti" ou não "curti". Uso de streaming utiliza uma largura de banda fixa e portanto um stress a rede como uma todo. Não é uma questão "a eu gosto dos Rolling Stones"... "eu curto Pink Floyd".

Não é isso.

Você não entedeu a entrevista E nem a matéria original da Info-exame.

Darlan® disse...

Ricardo, Obrigado pela sua participação!

Vou comentar alguns pontos de suas observações, tudo bem?

a) o "respeite-o" foi usado para possa dar a devida importância ao trabalho realizado por ele, mas de uma forma bem humorada, que é a linha do TECNOCULT. Você viu que até a InfoExame chamou ele de vovô também não é?
b) Creio que entendimento varia muito de pessoa para pessoa não concorda Vitor? Não acho que podemos dizer que uma visão esta certa, ou errada, afinal cada um tem a sua;
c) o uso do "curti" vem de encontro com o que eu citei anteriormente. Utilizei a expressão pois particularmente, sempre preferi baixar vídeos e depois assisti-los do que utilizar streaming.

Um grande abraço e continue prestigiando o TECNOCULT.
\o