Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

sábado, setembro 29, 2007

Relato do TcheLinux Canoas


Voltei!!!

Para os que acharam que a Globo, Microsoft ou outra empresa maquiavélica tinha dado o fim neste sujeito venho aqui dizer que tô vivo!!! :P

Andei meio sumido devido a vários compromissos profissionais e a partir da próxima semana e pra complicar mais ainda, mas vou fazer o possível e o impossível pra passar por aqui mais seguidamente.

Voltando ao assunto do título do post, participei hoje do 1º Seminário de Software Livre Tchelinux Canoas, evento ocorrido nas dependências do Unilasalle, na cidade de Canoas.

O evento foi melhor do que eu imaginava, tanto na parte de organização como no conteúdo das palestras ministradas. Apesar de o evento ter tido 400 inscrições somente cerca de pouco mais de 200 participantes apareceram(Burro os outros 200 que não foram! Perderam um evento maravilhoso! Isso inclui o felhadaputa do Darlan)

Não pude acompanhar todas as palestras que eu queria pois um grande amigo meu novato no mundo Linux estava me acompanhando e como ele não conhecia ninguém resolvi dividir as palestrar que eu queria ir com as que eram mais adequadas a ele para não deixa-lo sozinho.

Acompanhei então as seguintes palestras:

Ubuntu Linux no seu Desktop(Ministrada pelo Leonardo Vaz)
O Kernel do OpenSolaris(Ministrada por Rafael Vanovi)
Analise de vulnerabilidades e ataques a servidores(Ministrada por Rodrigo Menezes)
Fotografia Digital e Software Livre: um casamento feliz?(Ministrada por Rafael Jeffman)
Novidades no KDE 4(Ministrada por Leonardo Vaz)

Todas as palestras foram excelentes!

Vou fazer um breve relato sobre cada palestra:

Ubuntu Linux no seu Desktop

Essa foi a primeira palestrada do dia a qual acompanhei, o palestrante Leonardo Vaz informou os presentes sobre como surgiu o Ubuntu e a Canonical e o porque de ela ser a maior distribuição(Em números de usuários) Linux. Foi mostrado algumas telas das versões do Ubuntu(Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu...) e também foi mostrado o Ubuntu com o Compiz ativo e todos os seus "frufrus"(Opinião do Leonardo e minha também).

O Kernel do OpenSolaris

Essa foi a palestra mais "séria" das que assisti, e tambem a mais complexa em nível de conhecimento(O meu colega Marcio não entendeu nada!). O palestrante Rafael Vanoni explicou o funcionamento do kernel do OpenSolaris, como trabalham os seus processos, threads e functions do kernel. Foi uma palestra excelente mais exigia um grande nível de conhecimento por parte do público presente.

Análise de vulnerabilidades e ataques a servidores

Essa foi uma das palestras mais tranqüilas e com maior interação com público. O palestrante Rodrigo Menezes explainou de forma clara e de fácil assimilação alguns dos tipos de ataques(DDoS, DoS, UDP Flood...) mais comuns a servidores e também fez um breve relato de como se manter protegido destas ameaças. Mostrou uma vulnerabilidade do Webmin e como se proteger desta falha de segurança.

Fotografia Digital e Software Livre: um casamento feliz?

Pra eu e para o meu amigo Marcio essa foi a melhor palestra e mais divertida(e bem humorada) do dia!

Mesmo eu não sendo muito entendido de fotografia, a palestra do Rafael Jeffman despertou meu interesse sobre esse tema, o Rafael deu exemplos de softwares livres usados para edição/manipulação de imagens, os diferentes formatos usados(JPEG, PNG, TIFF...), suas diferenças e vantagens para quem trabalha ou curte "brincar" com fotografia. Ele deu exemplos de softwares livres usados para manipulação de imagens e transferência das imagens da câmera para o seu pc com Linux. Pra quem curte o tema a palestra ela foi um prato cheio e mesmos os menos entendimentos no assunto gostaram(E muito!!!!)da palestra do Rafael.

Novidades do KDE4

A última palestra que assisti foi ministrada também por Leonardo Vaz. Ele fez um relato de como surgiu o KDE e falou sobre suas versões e modificações com o decorrer do tempo, e as principais modificações da versão 3.5.x para a 4.0. Não sou muito fã do KDE e a bons tempos uso o XFCE como meu desktop padrão mas o relato do Leonardo despertou minha vontade experimentar o KDE 4. :D



Durante os intervalos do evento os presentes puderam fazer um coffee-break disponibilizado pela organização do evento! Com muita Coca-cola e biscoitos variados(doces e salgados).

No fim das palestras todos presentes se deslocaram para a sala do coffee-break para comer mais um pouquinho e para o encerramento oficial do evento.

Na minha opinião o evento foi excelente! Parabéns aos organizadores e espero que possamos ter um ciclo mais ativo de encontros da comunidade do TcheLinux, talvez até não necessitando ter um evento em curso espaço de tempo, mas sim encontros informais para conversar, beber um choppinho e falar de Linux e tudo mais!

Fica ai a minha dica ao pessoal do TcheLinux e meu relato sobre o evento.

Abraços a todos!

3 comentários:

Douglas Schilling Landgraf disse...

Olá Marone, faço parte da organização do Tchelinux.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer seu post, sua presença e de seu amigo no evento.

O evento aconteceu graças aos esforços dos membros do grupo, pelo apoio da universidade Unilasalle e pela presença de vocês.

Caso você ainda não esteja inscrito em nossa lista, fica aqui o convite.

http://groups.google.com/group/TcheLinux

Abraços,
Douglas Landgraf

Anônimo disse...

Poxa cara, que bom que gostou!

Abraço,

Rodrigo Menezes

Rafael disse...

Que bom que gostou!

Esse apoio do pessoal é que faz a gente continuar.

Abraços,
Rafael Jeffman