Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

terça-feira, outubro 02, 2007

O primeiro dia de trabalho na área de TI

Bem, como descrevi em post anterior, eu estou mudando de empresa no momento. Este novo post é uma espécie de desabafo, em relação a situação, digamos constrangera, que nós profissionais da área de TI passamos nos primeiros dias de trabalho.

Tudo começa no dia que antecede o primeiro de trabalho. É a noite em que eu, que já não tenho sono tranquilo, mais me debato na cama! O maldito travesseiro, fiel companheiro de tantas noites (e as vezes aventuras...) parece que esta cheio de pregos! Você não consegue durmir devido a pensamentos constantes e inoportunos que passam na sua cabeça a 3 da manhã! (Atenção: esta última frase não quis ter pontuação, justamente para demonstrar o seu real sentido)

Bem, depois de "repousar" no máximo 2 horas, você acorda. Neste momento duas sensações novas aparecem:
1ª - Porque já não estou nessa empresa há uns 5 anos?
2ª - Porque eu tenho que trabalhar, e de vez em quando passar por essa agônia toda?

Com tudo isso circulando a sua mente, você vai para a parada de onibûs, uma meia hora mais cedo, afinal, quer demonstrar pelo menos no primeiro dia que é um rapaz trabalhar, que levanta cedo e chega antes que o porteiro do prédio onde fica a empresa! Agora o que passam na mente são perguntas do tipo "será que vão gostar de mim?", "será que vão me mandar embora daqui a um mês?", "quantos cabelos brancos novos eu vou ganhar me incomodando lá?", "será que tem mulher gostosa na empresa?"

Eis que o ônibus chega, você se senta, e não consegue tirar aquele velho cochilo, apesar de estar morrendo de sono! Lembra-se que você saiu meia-hora mais cedo? Isso não é o suficiente para que a cada 5 minutos você não olhe para o celular e veja que horas são.

No destino final de sua viagem, as pessoas ainda bocejam, e chegando até a empresa ainda não tem ninguém pra te atender e lhe dar as boas vindas e um pouco de atenção. OBA! Pelo menos a recepcionista é gostosa!
Depois de uns 20 minutos, ela chega, seu alívio é quem tem outro pobre coitado na mesma situação e começando no mesmo dia que você, com as mesmas dúvidas e ansias. Mas não adianta nada, afinal ele é do desenvolvimento (aquele pessoal que gosta de reinventar a roda) e você do suporte.

Chega a hora de conhecer os seus companheiros de departamento! O pessoal parece ser gente boa, te tratam bem, lhe desejam boa sorte, etc.
O único problema, é que estou mal posicionado. Estou longe da única mulher do suporte (sim, tem mulher no suporte, e o cara reclamando que tá longe...) e ao lado de um português que veio trabalhar no Brasil, com aquele sotaque de carioca misturado com sei la o que. Mas, ele é o mais antigo dali, e por tanto será de grande valia, já que, você ainda não conhece a estrutura da rede, não conhece os clientes, não sabe direito o que tem que fazer, e nem tem as senhas de root dos servidores.

Todos estes fatores, fazem que você se sinta um completo inútil durante um mês, pelo menos, mas com algumas recaidas durante até 3 meses.

Sei que não deveria estar desejando isto, já que a vida é bem curta, e deveriamos aproveita-la melhor, mas não vejo a hora de estar completando um ano de empresa e estar treinando o próximo funcionário contratado. Ou, para que o tempo não passe tão rápido, ganhar 50 milhões de reais na Mega Sena, largar a informática de mão, não fazer mais nada na vida, e viver só dos juros que essa grana me renderia!

AH! O segundo dia de trabalho já foi um pouco melhor, consegui chegar 10 minutos antes do horário...

3 comentários:

Patrícia Caminha disse...

Darlaaaaaaaaaaaan... eu adoro quando tu escreve esse tipo de post!!!! Me sinto como se estivesse lendo uma passagem de "meu querido diário"... é muito lindinho! uhahuahuahuahuauhahauhua

Adoro esse blog!

Marcus disse...

Bala meu, boa sorte... Só fiquei curioso com as frases riscadas... ehehe

Darlan® disse...

hehehehe valeu marcus!