Cultura, nerdices e outras coisitas mas... ;D

terça-feira, agosto 14, 2007

Mercado de trabalho na visão de um profissional, e não de um consultor - 1

Amigos do TECNOCULT! Estava aqui, coçando a cabeça e pensando "não posso ir durmir sem um último post do primeiro dia do blog mais querido do Brasil!" :-)

Ai, enquanto acessava meu internet banking e confiria a pindaiba que minha situação financeira continua, me lembrei como tudo isso começou: com o desemprego.

Vocês já pararam pra pensar como esta díficil de arrumar um trabalho na área de informática? ETA mercado ralado (pra não dizer outra coisa!)

Resolvi então dar uma de "consultor de RH" e dar meu depoimento sobre o que eu observei no mercado durante os 6 meses (é, 6 meses...) que estive desempregado.

Bom, a história no final de 2006, quando atuava numa empresa de datacenter de POA e fui demitido, por motivos meio obscuros...Ai é que começa as armadilhas que eu queria relatar aqui: isso aconteceu dias depois de eu ter feito uma entrevista numa grande multinacional e em uma outra empresa em Fortaleza (sim, na beira da praia onde eu tirava férias). Esta segunda empresa, eu não quis ficar pois pensei eu "estou empregado lá no Sul, estou bem, não vou trocar o certo pelo duvidoso". E dias depois lá estava eu, espalhando currículo feito doido!

É ai que centralizo este primeiro post sobre mercado de trabalho de TI: as várias armadilhas que existem nesta área. Numa hora se esta muito, você tem crédito na empresa onde trabalha e tal, e no outro a casa caiu e você acaba de recusar várias ofertas.

Aprendi com isto, a julgar melhor as oportunidades de trabalho que chegam até mim. Sinceramente, antes levava como primeiro critério o salário, e hoje vejo que não como ter um "primeiro" ou "segundo" critério, devemos analisar pelo conjunto da obra.

Uma boa proposta de trabalho se faz de:
- Real valorização do seu currículo: não caia em conversas como "nossa, seu currículo é muito bom!". É, mas tapinha nas costas não enche barriga certo? Sobre este posto irei falar mais adiante;

- Possibilidades de crescimento: até onde a empresa pode ir? Ela tem um planejamento para isto? Tem metas? Estas 3 perguntas tem de serem respondidas pelo entrevistador com toda firmeza, ou lhe digo o seguinte: é furada!;

- Condições de trabalho: a condição ideal de trabalho esta naquela empresa que te diz assim "ta tudo aqui, agora trabalhe!" Mas o que isso significa? Significa um bom salário (de acordo com sua pretensão), todos os benefícios e ainda adicionais que nem você esperava. Ai meu amigo, você não tem desculpa, é baixar a cabeça e trabalhar!!! hehehe Só que infelizmente tais condições só iremos encontrar em empresas de grande porte. As pequenas e médias não tem condições de dar isto.

Bem, esta foi a primeira parte do me relato em cima da experiência vivida, vou organizar melhor as ídeias para continuar com novos tópicos neste tema...até pq são 23:30 e eu tenho que ir durmir para trabalhar amanhã :-)

Nenhum comentário: